domingo, 21 de novembro de 2010

sábado, 20 de novembro de 2010

Respondendo a Ultima questao de todas

Grupo 1 - A resposta consiste em mais de uma palavra, ao contrario do solicitado.
Grupo 4 - Letra D
Grupo 8- Não há direcionamento das questoes para nenhum grupo.

Caros colegas essa é a última de todas...acabou-se o que era dolce. Boa noite.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tesla e a Última questao do Ano

Nikola Tesla nasceu na aldeia de Smiljan, Império Austríaco, perto da cidade de Gospić, hoje na actual Croácia, filho de pais sérvios.


O seu certificado de baptismo regista que nasceu a 9 de Julho de 1856, filho do Padre Milutin Tesla, presbítero da Igreja Ortodoxa Sérvia, Metropolitanato de Sremski Karlovci, e de Đuka Mandić. A sua origem paterna supõe-se que seja ou de um dos clãs sérvios locais na região do vale do Tara ou da nobreza herzegovina descendente de Pavle Orlović. A sua mãe, Đuka , filha de um padre da Igreja Ortodoxa Sérvia, era proveniente de uma família domiciliada em Lika e Banija, mas com raízes profundas no Kosovo. Era talentosa a fazer utensílios domésticos e memorizou muitos poemas épicos sérvios, mas nunca aprendeu a ler.


Nikola foi o quarto de cinco filhos, tendo um irmão mais velho (Dane, que foi morto num acidente equestre quando Nikola tinha cinco anos) e três irmâs (Milka, Angelina e Marica.A família mudou-se para Gospić em 1862. Tesla frequentou a escola em Karlovac, conseguindo fazer quatro anos em apenas três.
Tesla estudou depois engenharia electrotécnica na Politécnico Austríaco em Graz (1875). Enquanto aí estava, estudou as utilizações da corrente alterna. Algumas fontes referem que recebeu graus de bacharelato da Universidade ed Graz. No entanto, a universidade afirma que não recebeu nenhum grau e que não continuou os estudos após o primeiro semestre do terceiro ano, durante o qual deixou de assistir às aulas. Em Dezembro de 1878 deixou Graz e quebrou todas as relações com a sua família. Os amigos pensaram que se tinha afogado no Mura. Foi para Maribor, (actual Eslovénia), onde arranjou um primeiro emprego como engenheiro assistente durante um ano. Sofreu um esgotamento nervoso nesta altura. Tesla foi mais tarde persuadido pelo seu pai a frequentar a Universidade Carolina em Praga, onde estudou na época do Verão de 1880. Foi aqui que foi influenciado por Ernst Mach. No entanto, após a morte do seu pai, deixou a universidade, tendo completado apenas um termo.
Tesla dedicou-se a ler muitas obras, memorizando livros inteiros, tendo supostamente uma memória fotográfica.Tesla relatou na sua autobiografia que experienciava momentos pormenorizados de inspiração.


Durante o início da sua vida, Tesla foi atingido pela doença recorrentemente. Sofria de uma maleita peculiar na qual clarões de luz que o cegavam apareciam em frente aos seus olhos, muitas vezes acompanhados de alucinações. A maioria das vezes as visões estavam ligadas a uma palavra ou ideia com a qual se deparava; apenas por ouvir o nome de um assunto, involuntariamente o visionava com detalhes realísticos. Os actuais cinestetas reportam sintomas semelhantes. Tesla podia visualizar uma invenção no seu cérebro na sua forma precisa antes de avançar para a fase da construção, uma técnica por vezes conhecida como pensamento visual. Tesla tinha também muitas vezes flashbacks de acontecimentos anteriores da sua vida; isto começou a ocorrer durante a infância.


Em 1880 mudou-se para Budapeste para trabalhar sob a direcção de Tivadar Puskás numa companhia de telegrafia, a Companhia Nacional de Telefones. Enquanto aí, conheceu Nebojša Petrović, um jovem inventor sérvio que vivia na Áustria. Embora o encontro de ambos fosse breve, trabalharam em conjunto num projecto que utilizava turbinas gémeas para criar energia continuamente. Quando começaram as comunicações telefónicas em Budapeste em 1881, Tesla tornou-se o electricista-chefe da companhia, e mais tarde engenheiro do primeiro sistema telefónico do país. Desenvolveu também um aparelho que, de acordo com alguns, era um repetidor ou amplificador de telefone, mas que segundo outros poderia ter sido o primeiro altifalante.


Em 1882 deslocou-se para Paris, França para trabalhar como engenheiro na "Continental Edison Company", desenhando aperfeiçoamentos em equipamentos eléctricos. Também trabalhou em Lyon.
Tesla mudou-se para os Estados Unidos da América em 1884, estabelecendo-se em Nova Iorque e tornando-se um assistente do famoso cientista da época Thomas Alva Edison. Após um sério desentendimento com este por não haver recebido um gigantesco bônus prometido por Edison (segundo ele, uma brincadeira) por algumas de suas aplicações, aprimoramentos e descobertas (1886), Tesla perde o emprego e passa por um período difícil, realizando trabalho braçal.


Em 1887, consegue realizar um contrato com um grande investidor e vende sua patente da corrente alternada para George Westinghouse, que convence o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada como meio mais eficiente para a distribuição de energia elétrica, contrariando interesses de seu antigo empregador Thomas Edison.


Quando viaja pelos Estados Unidos e Europa, a partir de 1891, apresenta novos ensaios científicos, detalhando aplicações insuspeitadas sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência e várias outras descobertas. Desenvolve a partir desse período um conjunto extenso de inventos para produção e uso da eletricidade, como o motor elétrico e registra outra centena de patentes, como o acoplamento de dois circuitos por indução mútua, princípio adotado nos primeiros geradores industriais de ondas hertz, o princípio e metodologia de criar energia (corrente alternada) através de campo magnético rotativo, o motor assíncrono de campo giratório, entre outros.
Inventou também a corrente polifásica, comutadores elétricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores, comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia. Dito tudo isto fazemos a seguinte pergunta para os senhores :
tesla criou um aparelho em 1909 capaz de utilizar a agua para produzir eletricidade,qual o nome desse aparelho??
Curiosidades sobre Tesla:
Tesla era fluente em muitos idiomas. Além do sérvio, falava ainda sete outras línguas: checo, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano, e latim.
Tesla pode ter sofrido de transtorno obsessivo-compulsivo,e tinha muitas manias e fobias pouco habituais.
Fazia as coisas de acordo com o número três, e era inflexível em relação a ficar em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Tesla era também notado por ficar fisicamente revoltado por joalharia, sobretudo brincos de pérola. Era fastidioso acerca da limpeza e higiene, e era, segundo a opinião corrente, misofóbico.
Tesla era obcecado por pombos, encomendando sementes especiais para os pombos que alimentava no Central Park e chegando mesmo a trazer alguns com ele para o seu quarto de hotel. Tesla era um amante de animais, lembrando-se muitas vezes com contentamento dum gato que tinha todo na infância, "O Magnífico Macak." Tesla nunca se casou. Era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas. No entanto, existiram numerosos relatos de mulheres disputando a afeição de Tesla, algumas mesmo loucas de amor por ele. Tesla, embora delicado, reagia de um modo ambivalente a essas mulheres, no sentido romântico.


Tesla era sujeito a se alienar e era geralmente murmurado. No entanto, quando realmente participava na vida social, muitas pessoas o referiam de um modo muito positivo e admirador. Robert Underwood Johnson descreveu-o como atingindo uma "distinta doçura, sinceridade, modéstia, refinamento, generosidade, e força." A sua leal secretária, Dorothy Skerrit, escreveu: "o seu sorriso genial e postura nobre sempre evidenciaram o carácter cavalheiresco que estava tão arraigado na sua alma." Hawthorne, amigo de Tesla, escreveu que "poucas vezes se conhece um cientista ou engenheiro que também seja um poeta, um filósofo, um apreciador de música erudita, um linguista, e um connoisseur de comida e bebida."
No entanto, Tesla por vezes mostrava traços de crueldade; expressava abertamente a sua repulsa por pessoas obesas, tendo despedido certa vez uma secretária devido ao seu peso.Era também rápido a criticar as roupas dos outros, e em muitas ocasições ordenou uma subordinada que fosse a casa e mudasse de vestido.


Tesla era largamente conhecido pela sua teatralidade, apresentando as suas inovações e demonstrações ao público de uma forma artística, quase como um mágico. Isto parece não estar de acordo com a sua observada propensão à reclusão; Tesla era uma figura complexa. Recusava-se a seguir as convenções sem a sua bobine Tesla bombardeando electricidade através da sala, apesar da audiência muitas vezes estar aterrorizada, embora assegurasse que era tudo absolutamente seguro.
Na meia idade, Tesla tornou-se um amigo muito próximo de Mark Twain, passando ambos muito tempo juntos no seu laboratório e em outros lugares.
Nos seus últimos anos Tesla tornou-se um vegetariano. Num artigo da Century Illustrated Magazine escreveu: "É de certo preferível cultivar vegetais e, penso eu, portanto, que o vegetarianismo é uma alternativa recomendável aos hábitos bárbaros estabelecidos." Tesla argumentava que é errado comer carne cara quando um número tão elevado de pessoas está à fome; Também acreditava que a alimentação vegetal era "superior a isso [carne] tanto no desempenho mecânico como mental". Também argumentava que o abate dos animais era "imoral e cruel".
No final da sua vida sofria de sensibilidade extrema à luz, som e outras influências

Valor da Questão: 500 pontos

Direcionada aos grupos: 5,6 e 8.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tubos Abertos e fechados

Tubo Aberto:
 
Acordeão
 

[http://jarasct.blogspot.com/2010/07/metodos-para-acordeao.html]
 
Tuba

 
[http://www.music.vt.edu/musicdictionary/textt/Tuba.html]
 
Flauta






[http://www.colegioweb.com.br/fisica/tubos-sonoros-.html]
 
 
Tubo Fechado:
 
Acordeão

[http://jarasct.blogspot.com/2010/07/metodos-para-acordeao.html]
 
 
Tuba
 

 
[http://www.music.vt.edu/musicdictionary/textt/Tuba.html]
 
Apito
 

[http://vitorbrendohsamuel.blogspot.com/2010_04_01_archive.html]

sábado, 30 de outubro de 2010

Respondendo...

Grupo 1 - Não tem questão

Grupo 2 - Movimento harmônico simples.


Grupo 3 - Difração , Ressonância e Polarização


Grupo 4 - Equação de Shcrodinger

Grupo 5 - Não tem questão


Grupo 6 - Refração e reflexão

Grupo 8 - alternativa A 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Questão 12 Relatório de Física


A partir de conceitos passados pelos professores o grupo pôde construir um projeto de telefone de latinha com êxito, cujo esquema de construção foi rigorosamente citado no item 3. O mesmo baseado na dificuldade já antes citada no item 5, que consistia no ruído nas transmissões que o telefone fazia, devido a baixa frequência das vozes dos integrantes do nosso grupo, utilizando então latas de dimensões diferentes para amenizar esse problema, principalmente a lata receptora que tinha aproximadamente 2 cm de diâmetro de diferença para a lata transmissora, amenizando o ruído, pois há mais espaço para o som se propagar dentro do recipiente.
As dificuldades que apareceram foram aos poucos vencidas pelo grupo para que o êxito no trabalho fosse possível. O trabalho auxiliou e muito no entendimento na teoria e na prática dos conceitos de ondas e acústica, onde o grupo teve um enorme aprendizado.

Questão 10 Relatório de Física

D = m/c                                    v = √T / √m                               C = V / F
D = 0,025/10                            v =
√16 / √0,0025                      C = 80 / 100
D = 0,0025 Kg/m                    v = 4 / 0,05                                         C= 0,8 m
                                                  V = 80 m/s

Questão 9 Relatório de Física


De acordo com os testes realizados no item 8 o grupo pôde verificar que: o fio de nylon prejudica muito na transmissão, sendo que quanto menor o comprimento do mesmo pior a transmissão.
Ao contrário do barbante fino, que tem uma boa melhora no quesito transmissão, que com o comprimento foi se aprimorando mais ainda, porém tivemos um problema de ruído aos 15 metros que não foi apresentado anteriormente.
O barbante de dimensão maior foi o que apresentou melhor desempenho, com transmissões audíveis e distinguíveis, somente variando a força do som que chegava até a latinha receptora, exceto aos 15 metros, que voltou novamente a apresentar complicações com o ruído presente.

Questão 8 Relatório de Física

Fio
L
Observações

 

 

 

 

 

 

Nylon

5 m

Transmissão ruim, extremamente difícil de se escutar.

10 m
Pequena melhora em relação aos 5 metros, porém ainda muito ruim.

15 m
Relativa melhora em relação aos dois itens anteriores testados, nível ruim.

5 m
Transmissão quase audível, difícil de distinguir as palavras transmitidas.

Barbante fino

10 m

Melhora na transmissão em relação ao ultimo teste, distinguir as palavras transmitidas ficou relativamente mais fácil.

15 m

Ruído incomodante na transmissão.

5 m
Transmissão limpa, porém com o som recebido um pouco baixo.

Barbante Grosso

10 m
Transmissão limpa e com o som em amplitude audível.

15 m
Transmissão um pouco prejudicada por ruídos.

Questão 7 Relatório de Física

Massa da cordinha

Comprimento
Densidade linear
Dimensão da abertura da latinha

0,025 kg


10 m

0,0025 kg/m
Transmissora- 5 cm
Receptora- 7 cm
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
Freqüência
do som emitido pelo aluno
Velocidade
do som na cordinha
Número de palavras por minuto

0,8 m


100 Hz

80 m/s

21 palavras

Questão 4 Relatório de Física



A onda sonora é uma onda mecânica, que necessita de um meio para se propagar, portanto não se propaga no vácuo. O fenômeno da Interferência também é presente com a presença do ruído vindo de meios externos ou até podendo ocorrer no próprio telefone.

Questão 3 Relatório de Física

Primeiro Passo: Junte os materiais: as latas para serem os receptores e emissores de som, o rolo de barbante para ser utilizado como fio, uma tesoura, um pedaço grande de papelão, um prego e um martelo.

Segundo Passo: Pegue o rolo de barbante, estique e meça aproximadamente 10 metros, ou um pouco mais que essa distância, use a tesoura para cortar essa medida. Deixe esse barbante cortado separado e pronto para ser utilizado.

Terceiro Passo: Pegue as duas latas de alumínio, com a caneta faça uma marca bem no centro de ambas as latas de alumínio.

Quarto Passo: Feito as marcas, utilize o martelo e o prego para fazer um furo em ambas as latas, colocando o prego na marca e utilizando o martelo para forçar o prego contra a lata, de modo que o furo em ambas as latas aconteça.

Quinto Passo: Tenha em mãos a tesoura e o pedaço de papelão, faça dois cortes de dois quadrados bem pequenos no papelão, sendo que eles tenham dimensões bem pequenas, por volta de 2 cm de largura por 2 cm de comprimento. Com o prego faça um furo em ambos os quadrados de papelão. Aproximadamente no centro das peças de papelão.

Sexto Passo: Coloque um papelão que anteriormente foi cortado e furado, em cada uma das latas de alumínios que também foram furadas, de modo que os furos dos papelões e os das latas coincidam-se.

Sétimo Passo: Passe as duas pontas do barbante de aproximadamente 10 metros que foi separado no inicio da atividade, em cada uma das latas de alumínio, distintamente, de modo que uma lata esteja conectada a outra, não esquecendo de que ao passar as pontas por dentro das latas, estas também devem passar por dentro dos papelões presentes no interior das latas de alumínio. Agora com os barbantes já atravessados pelos furos das latas, faça um nó em cada ponta do barbante, de modo que o barbante não tenha como sair do telefone (das latas). Estique ambos os lados do telefone e verifique se o barbante ficou preso corretamente. Teste o telefone.

Questão 2 Relatório de Física

Rolo de Barbante
2 Latas de Alumínio
Papelão
Tesoura
Furadeira
Prego
Lata de Achocolatado
Rolo de Fio de Nylon
Martelo
Caneta esferográfica

Questão 1 Relatorio de Física

Nome
Número
Série e Turma
Antônio Pedro
     2
3ºD
Cristiano Ricardo
     5
3ºD
Gabriel Silveira
     12
3ºD
Igor Marques
     15
3ºD
Pedro Homem
     34
3ºD
Victor Rodrigues
     40
3ºD



Construir Telefone de Latinha, aprender na prática os conceitos de acústica e ondas passados pelos professores, e realizar uma prova mínima que consiste em transmitir 20 palavras no intervalo de 1 minuto.

sábado, 23 de outubro de 2010

Questão 11 Relatorio de Física

O projeto foi baseado na dificuldade do grupo com as vozes transmissoras, por todas as vozes à disposição serem exclusivamente masculinas, e a frequência emitida pelo telefone emissor ser baixa, o grupo tentou amenizar o ruído na latinha receptora.

Pelo motivo já dito antes tentamos utilizar latas de dimensões diferentes, de modo que o som na lata receptora tivesse mais espaço para se propagar até chegar ao ouvido da pessoa que estaria recebendo a transmissão.

Primeiramente utilizamos latas de dimensões diferentes, porém não muito diferentes, cerca de 1 cm de diâmetro da abertura maior em relação a primeira latinha emissora, que a propósito o tamanho da latinha emissora foi baseado nas dimensões do microfone e de uma caixa de som, o microfone menor, e uma caixa de som com dimensões maiores.

Após essa tentativa nao muito bem sucedida, aumentamos ainda mais a diferença dos diâmetros das latas, utilizando uma lata maior para receber o som, melhorando assim o ruído, pois o som teria mais espaço para se propagar, e nao teria tanta interferência.

Uma outra atitude do grupo foi a de falar mais fraco, com o intuito de diminuir ainda mais o ruído presente, o que acabou surtindo efeito, sendo que as transmissões ficaram muito mais limpas.

Telefone de Latinha

A partir desse texto o grupo passará tudo o que sentiu na competição do Telefone de Latinha.

Nossa dificuldade na competição foi o extremo ruído que tivemos na latinha receptora, o que atrapalhava extremamente na transmissão de palavras e frases, sendo que respectivamente aquela tivemos um desempenho melhor, porém nesta que foi a maior dificuldade do grupo, pois com o ruído era quase impossivel transmitir sequer uma frase para o lado receptor do grupo.

Como ja dito em outras postagens o grupo nao se classificou para a a proxima fase da competição, ocupando a sexta colocação no 3ºD. Estes fatos acabaram decepcionando o grupo, que teve um bom desempenho principalmente no dia anterior da competição, com o telefone funcionando corretamente, ao contrário do ocorrido no dia da mesma. Porém o grau de satisfação do grupo com a competição é bastante grande, pois é a competição mais interessante na opinião do grupo, pois envolve além de fisica, muito companheirismo e entrosamento.

O relatório do nosso grupo esta em fase de finalização, restando somente fazer os testes com as devidas metragens e fios diferentes, e ainda os comentarios sobre os mesmos.

                                             Competição no Colégio IDESA em 2009.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Questão 6 Relatorio de Fisica

Problemas
Soluções
Dificuldade para o nó se manter dentro da latinha sem estourar o mesmo.
Utilização de um pedaço pequeno de papelão para ajudar na fixação do nó
Transmissão muito ruim, dificuldade na recepção de informações.
Troca da lata receptora por uma de maior tamanho.
Ruído grande na lata receptora no dia da competição.
Troca novamente da lata receptora e do barbante.