sábado, 30 de outubro de 2010

Respondendo...

Grupo 1 - Não tem questão

Grupo 2 - Movimento harmônico simples.


Grupo 3 - Difração , Ressonância e Polarização


Grupo 4 - Equação de Shcrodinger

Grupo 5 - Não tem questão


Grupo 6 - Refração e reflexão

Grupo 8 - alternativa A 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Questão 12 Relatório de Física


A partir de conceitos passados pelos professores o grupo pôde construir um projeto de telefone de latinha com êxito, cujo esquema de construção foi rigorosamente citado no item 3. O mesmo baseado na dificuldade já antes citada no item 5, que consistia no ruído nas transmissões que o telefone fazia, devido a baixa frequência das vozes dos integrantes do nosso grupo, utilizando então latas de dimensões diferentes para amenizar esse problema, principalmente a lata receptora que tinha aproximadamente 2 cm de diâmetro de diferença para a lata transmissora, amenizando o ruído, pois há mais espaço para o som se propagar dentro do recipiente.
As dificuldades que apareceram foram aos poucos vencidas pelo grupo para que o êxito no trabalho fosse possível. O trabalho auxiliou e muito no entendimento na teoria e na prática dos conceitos de ondas e acústica, onde o grupo teve um enorme aprendizado.

Questão 10 Relatório de Física

D = m/c                                    v = √T / √m                               C = V / F
D = 0,025/10                            v =
√16 / √0,0025                      C = 80 / 100
D = 0,0025 Kg/m                    v = 4 / 0,05                                         C= 0,8 m
                                                  V = 80 m/s

Questão 9 Relatório de Física


De acordo com os testes realizados no item 8 o grupo pôde verificar que: o fio de nylon prejudica muito na transmissão, sendo que quanto menor o comprimento do mesmo pior a transmissão.
Ao contrário do barbante fino, que tem uma boa melhora no quesito transmissão, que com o comprimento foi se aprimorando mais ainda, porém tivemos um problema de ruído aos 15 metros que não foi apresentado anteriormente.
O barbante de dimensão maior foi o que apresentou melhor desempenho, com transmissões audíveis e distinguíveis, somente variando a força do som que chegava até a latinha receptora, exceto aos 15 metros, que voltou novamente a apresentar complicações com o ruído presente.

Questão 8 Relatório de Física

Fio
L
Observações

 

 

 

 

 

 

Nylon

5 m

Transmissão ruim, extremamente difícil de se escutar.

10 m
Pequena melhora em relação aos 5 metros, porém ainda muito ruim.

15 m
Relativa melhora em relação aos dois itens anteriores testados, nível ruim.

5 m
Transmissão quase audível, difícil de distinguir as palavras transmitidas.

Barbante fino

10 m

Melhora na transmissão em relação ao ultimo teste, distinguir as palavras transmitidas ficou relativamente mais fácil.

15 m

Ruído incomodante na transmissão.

5 m
Transmissão limpa, porém com o som recebido um pouco baixo.

Barbante Grosso

10 m
Transmissão limpa e com o som em amplitude audível.

15 m
Transmissão um pouco prejudicada por ruídos.

Questão 7 Relatório de Física

Massa da cordinha

Comprimento
Densidade linear
Dimensão da abertura da latinha

0,025 kg


10 m

0,0025 kg/m
Transmissora- 5 cm
Receptora- 7 cm
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
Freqüência
do som emitido pelo aluno
Velocidade
do som na cordinha
Número de palavras por minuto

0,8 m


100 Hz

80 m/s

21 palavras

Questão 4 Relatório de Física



A onda sonora é uma onda mecânica, que necessita de um meio para se propagar, portanto não se propaga no vácuo. O fenômeno da Interferência também é presente com a presença do ruído vindo de meios externos ou até podendo ocorrer no próprio telefone.

Questão 3 Relatório de Física

Primeiro Passo: Junte os materiais: as latas para serem os receptores e emissores de som, o rolo de barbante para ser utilizado como fio, uma tesoura, um pedaço grande de papelão, um prego e um martelo.

Segundo Passo: Pegue o rolo de barbante, estique e meça aproximadamente 10 metros, ou um pouco mais que essa distância, use a tesoura para cortar essa medida. Deixe esse barbante cortado separado e pronto para ser utilizado.

Terceiro Passo: Pegue as duas latas de alumínio, com a caneta faça uma marca bem no centro de ambas as latas de alumínio.

Quarto Passo: Feito as marcas, utilize o martelo e o prego para fazer um furo em ambas as latas, colocando o prego na marca e utilizando o martelo para forçar o prego contra a lata, de modo que o furo em ambas as latas aconteça.

Quinto Passo: Tenha em mãos a tesoura e o pedaço de papelão, faça dois cortes de dois quadrados bem pequenos no papelão, sendo que eles tenham dimensões bem pequenas, por volta de 2 cm de largura por 2 cm de comprimento. Com o prego faça um furo em ambos os quadrados de papelão. Aproximadamente no centro das peças de papelão.

Sexto Passo: Coloque um papelão que anteriormente foi cortado e furado, em cada uma das latas de alumínios que também foram furadas, de modo que os furos dos papelões e os das latas coincidam-se.

Sétimo Passo: Passe as duas pontas do barbante de aproximadamente 10 metros que foi separado no inicio da atividade, em cada uma das latas de alumínio, distintamente, de modo que uma lata esteja conectada a outra, não esquecendo de que ao passar as pontas por dentro das latas, estas também devem passar por dentro dos papelões presentes no interior das latas de alumínio. Agora com os barbantes já atravessados pelos furos das latas, faça um nó em cada ponta do barbante, de modo que o barbante não tenha como sair do telefone (das latas). Estique ambos os lados do telefone e verifique se o barbante ficou preso corretamente. Teste o telefone.

Questão 2 Relatório de Física

Rolo de Barbante
2 Latas de Alumínio
Papelão
Tesoura
Furadeira
Prego
Lata de Achocolatado
Rolo de Fio de Nylon
Martelo
Caneta esferográfica

Questão 1 Relatorio de Física

Nome
Número
Série e Turma
Antônio Pedro
     2
3ºD
Cristiano Ricardo
     5
3ºD
Gabriel Silveira
     12
3ºD
Igor Marques
     15
3ºD
Pedro Homem
     34
3ºD
Victor Rodrigues
     40
3ºD



Construir Telefone de Latinha, aprender na prática os conceitos de acústica e ondas passados pelos professores, e realizar uma prova mínima que consiste em transmitir 20 palavras no intervalo de 1 minuto.

sábado, 23 de outubro de 2010

Questão 11 Relatorio de Física

O projeto foi baseado na dificuldade do grupo com as vozes transmissoras, por todas as vozes à disposição serem exclusivamente masculinas, e a frequência emitida pelo telefone emissor ser baixa, o grupo tentou amenizar o ruído na latinha receptora.

Pelo motivo já dito antes tentamos utilizar latas de dimensões diferentes, de modo que o som na lata receptora tivesse mais espaço para se propagar até chegar ao ouvido da pessoa que estaria recebendo a transmissão.

Primeiramente utilizamos latas de dimensões diferentes, porém não muito diferentes, cerca de 1 cm de diâmetro da abertura maior em relação a primeira latinha emissora, que a propósito o tamanho da latinha emissora foi baseado nas dimensões do microfone e de uma caixa de som, o microfone menor, e uma caixa de som com dimensões maiores.

Após essa tentativa nao muito bem sucedida, aumentamos ainda mais a diferença dos diâmetros das latas, utilizando uma lata maior para receber o som, melhorando assim o ruído, pois o som teria mais espaço para se propagar, e nao teria tanta interferência.

Uma outra atitude do grupo foi a de falar mais fraco, com o intuito de diminuir ainda mais o ruído presente, o que acabou surtindo efeito, sendo que as transmissões ficaram muito mais limpas.

Telefone de Latinha

A partir desse texto o grupo passará tudo o que sentiu na competição do Telefone de Latinha.

Nossa dificuldade na competição foi o extremo ruído que tivemos na latinha receptora, o que atrapalhava extremamente na transmissão de palavras e frases, sendo que respectivamente aquela tivemos um desempenho melhor, porém nesta que foi a maior dificuldade do grupo, pois com o ruído era quase impossivel transmitir sequer uma frase para o lado receptor do grupo.

Como ja dito em outras postagens o grupo nao se classificou para a a proxima fase da competição, ocupando a sexta colocação no 3ºD. Estes fatos acabaram decepcionando o grupo, que teve um bom desempenho principalmente no dia anterior da competição, com o telefone funcionando corretamente, ao contrário do ocorrido no dia da mesma. Porém o grau de satisfação do grupo com a competição é bastante grande, pois é a competição mais interessante na opinião do grupo, pois envolve além de fisica, muito companheirismo e entrosamento.

O relatório do nosso grupo esta em fase de finalização, restando somente fazer os testes com as devidas metragens e fios diferentes, e ainda os comentarios sobre os mesmos.

                                             Competição no Colégio IDESA em 2009.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Questão 6 Relatorio de Fisica

Problemas
Soluções
Dificuldade para o nó se manter dentro da latinha sem estourar o mesmo.
Utilização de um pedaço pequeno de papelão para ajudar na fixação do nó
Transmissão muito ruim, dificuldade na recepção de informações.
Troca da lata receptora por uma de maior tamanho.
Ruído grande na lata receptora no dia da competição.
Troca novamente da lata receptora e do barbante.



Questao 5 Relatório de Fisica

Nosso grupo realizou dois projetos.
O primeiro era bem simples, consistia somente em barbante de 10 metros e latas identicas para o telefone.
Após as aulas de acústica dadas pelo professor, realizamos um segundo projeto, com latas de tamanhos diferentes, sendo que a receptora era maior do que a emissora, o grupo fez essa modificação idelizando o funcionamento dos microfones e as caixas de som por exemplo, o microfone seria a lata menor e a caixa de som seria a lata maior.
Nos testes tivemos bom desempenho com esse segundo projeto, que acabou sendo o projeto definitivo, porém no dia da competição o desempenho nao foi como o esperado e programado e acabamos ficando na sexta colocação, sem sequer estarmos classificados para a competição interclasses, o ruído no dia da competição aumentara muito no telefone receptor, de modo que prejudicava a transmissão.

sábado, 16 de outubro de 2010

Respostas do FDS

Grupo 1 - Se trata de uma questão de magnetismo. Ao contrário do que
foi pedido pelo professor, que era uma questão de acústica.
Grupo 2 - Ondas mecânicas na acústica podem ser do tipo: infra-som,sons audíveis, ultra-som e hiper-som.Grupo 3-Absorção acústica é o fato de se absover o som para ele não ser refletido, anulando sua reverberação. Em muitos ambientes fechados esta reverberação deve ser anulada, ou no mínimo controlada, para se ter um bom conforto acústico.
Para isso, deve se utilizar materiais porosos e leves (mantas, lãs de rocha ou de vidro, tecidos, espumas acústicas, tapetes,placas de fibra de coco etc). Estes materiais dificultam a reflexão do som nas paredes, anulando-o principalmente nas médias e altas frequências.
Para salas de cinema ou restaurantes, é interessante se ter muita absorção do som, para deixá-lo mais claro possível. Em salas de espetáculos, teatros, e estúdios, é necessário projeto específico de acústica, para não se absorver som demais, deixando a sala "morta" acústicamente
Grupo 4 - Questão não encontrada.

Grupo 5 - Questão não encontrada.
 
Grupo 6 - A imagem demonstra a reflexão do som. Assim como para qualquer outra onda, as ondas sonoras, ao atingirem um obstáculo fixo, como uma parede, são refletidas.A reflexão do som acontece com inversão de fase, mas mantém a mesma velocidade de propagação, mesma freqüência e o mesmo comprimento de onda do som incidente.Podem ser utilizados materiais em geral "lisos" e densos. Exemplo:. azulejos e massa corrida.
Grupo 8 - Sim é possivel.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Questão Del Fim de Semana By G7

Um cantor deseja mudar seu estilo vocal de cantar, e pretende mudar seu timbre de voz para tal.Cantando mais agudo ele conseguirá fazer isso?



Valor da questão : 52 pontos

domingo, 10 de outubro de 2010

Questão Do FDS

Prêmio Nobel

Albert Einstein


Albert Einstein , (14 de Março de 1879— Princeton, 18 de Abril de 1955) foi um físico teórico radicado nos EUA.
100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.[1]
É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

Premios:Medalha do prêmio Nobel Nobel de Física (1921), Medalha Matteucci (1921), Medalha Copley (1925), Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society (1926), Medalha Max Planck (1929), Medalha Franklin (1935)
AssinaturaAssinatura de Albert Einstein



Fontes:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/541840.stm
http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1921/
wikipedia.org


Marie Curie


Marie Curie (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867— Sallanches, 4 de julho de 1934) foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Foi uma diretora de laboratório reconhecida pela sua competência.

Índice

[esconder]


Recebeu o Nobel de Química de 1911, «em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pelo descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento». Com uma atitude desinteressada, não patenteou o processo de isolamento do rádio, permitindo a investigação das propriedades deste elemento por toda a comunidade científica.
O Nobel da Química foi-lhe atribuído no mesmo ano em que a Academia de Ciências de Paris a rejeitou para sócia, após uma votação ganha por Eduard Branly, tendo perdido a admissão apenas por um voto.
Foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em campos diferentes. A única outra pessoa, até hoje, foi Linus Pauling. No entanto, Marie Curie foi a única pessoa a receber dois prémios Nobel em áreas científicas.
Em 1906, sucedeu ao seu marido na cadeira de Física Geral, na Sorbonne.
Depois da morte do seu marido teve um romance amoroso com o físico Paul Langevin, que era casado, resultando num escândalo jornalístico, que se misturou a referências xenófobas, devido à sua ascendência polaca.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde foi recebida triunfalmente. O motivo da viagem era arrecadar fundos para a pesquisa. Nos seus últimos anos foi assediada por muitos físicos e produtores de cosméticos, que usavam material radioativo sem precauções. Visitou também o Brasil, atraída pela fama das águas radioativas de Lindoia.
Fundou o Instituto do Rádio, em Paris. Em 1922 tornou-se membro associado livre da Academia de Medicina.
Marie Curie morreu perto de Salanches, França, em 1934 de leucemia, devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu o Nobel de Química de 1935, ano seguinte da morte de Marie.
O seu livro "Radioactivité" (escrito ao longo de vários anos), publicado a título póstumo, é considerado um dos documentos fundadores dos estudos relacionados com a Radioactividade clássica.
Em 1995 seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher a ser sepultada neste local.
Durante o período da hiperinflação nos anos 90, sua efígie foi impressa nas notas de banco de 20000 zloty da sua Polônia natal.
A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da cientista, que foi amplamente traduzida em vários idiomas. Em Portugal, é editada pela editora "Livros do Brasil". Esta obra deu origem ao argumento de um filme de 1943: "Madame Curie", realizado por Mervyn LeRoy e com Greer Garson no papel de Marie.
Foram também feitos dois telefilmes sobre a sua vida: "Marie Curie: More Than Meets the Eye" (1997) e "Marie Curie - Une certaine jeune fille" (1965), além de uma minissérie francesa, "Marie Curie, une femme honorable" (1991).
O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi baptizado em honra do Casal Curie

Fontes : http://nobelprize.org/nobel_prizes/nobelprize_facts.html
http://nobelprize.org/nobel_prizes/chemistry/laureates/1911/marie-curie-bio.html
wikipedia.org

Comentario do grupo:
Dois físicos, Dois Mitos. Com muito prazer que o grupo escolheu ambos para falar um pouco do premio nobel nesta questão do final de semana.
Albert Einstein que é um fenomeno, um genio, com a mundialmente conhecida teoria da relatividade, recebeu o premio Nobel em 1922.
E Marie Curie que é muito importante, pois é a unica pessoa a receber dois premios nobel em áreas cientificas diferentes (Quimica e Física), juntamente com seu marido descobriu a radioatividade e seus perigos, sendo que para a época (começo do sec 20) nao era ainda um fenomeno muito conhecido, que começou a ser conhecido graças a seus estudos e a descoberta do rádio e do polônio (elementos quimicos).

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Resposta questao do grupo 8

As forças se anularam pois tem sentidos contrarios. A força é eletromagnetica.

Correção da Correção Questão 1

Não foi apresentado a figura em nossa questão.


Grupo 8 : +30 pontos
Grupo 7: -30 pontos

Correção Questao 1 de sexta feira

Errado

B= 1,5 . 10 elevado a menos 6 T.


Não é necessaio saber o sentido do vetor B para saber o resultado da conta.

Correção valor da questao : 30

Questao de Sexta 1

Um fio muito longo no vacuo é percorrido por uma corrente de intensidade 3A,no sentido mostrado na figura.Determine as caracteristicas do vetor B em um ponto P situado a 40 cm do fio.Dado µo=4π.10elevado a menos 7 T.m/A .