domingo, 5 de setembro de 2010
André-Marie Ampère
André-Marie Ampère (20 de Janeiro 1775 — Marselha, 10 de Junho 1836) foi um físico, filósofo, cientista e matemático francês que fez importantes contribuições para o estudo do electromagnetismo).
Nasceu, na França em 1775. Foi professor de Análise na Escola Politécnica de Paris e no Collège de France. Em 1814 foi eleito membro da Academia de Ciências.
Ocupou-se com vários ramos do conhecimento humano, deixando obras de importância, principalmente no domínio da física e da matemática.
Partindo das experiências feitas pelo dinamarquês Hans Christian Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso descobriu as leis que regem as atrações e repulsões das correntes elétricas entre si. Idealizou o galvanômetro, inventou o primeiro telégrafo elétrico e, em colaboração com Arago, o electroíman.
Entre suas obras, deixou por terminar Ensaio sobre a filosofia das Ciências, na qual iniciou a classificação do conhecimento do homem. Publicou Recueil d'Observations électro-dynamiques; La théorie des phénomènes électro-dynamiques; Précis de la théorie des phénomènes électro-dynamiques; Considérations sur la théorie mathématique du jeu; Essai sur la philosophie des sciences.
Em sua homenagem, foi dado o nome de ampère (símbolo: A ) à unidade de medida da intensidade de corrente elétrica.O seu filho Jean-Jacques Ampère (1800-1864) foi filólogo, erudito, viajante e historiador literário frances.
Fontes :
LISA - Grande Enciclopédia da Língua Portuguesa (Histórico)
Koogan Larousse Seleções
Dicionário Enciclopédico Brasileiro, Álvaro Magalhães, Editora Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pela escolha!
ResponderExcluirSeu físico é legal, ele fez as leis de atração e repulsão. Mas o meu concluiu que a luz é uma vibração transversal que se propaga no mesmo meio que os fenômenos elétricos e magnéticos.
ResponderExcluirótima personalidade do campo da física,que o grupo escolheu...só que foi com a publicação de várias obras feitas no ano de 1670 pelo nosso mestre ISAAC NEWTON,que físicos\químicos\matemáticos\teólogos entre outros que vieram depois,tomaram como "alicerce" as descobertas do querido ISAAC...logo pensamos na importância que ele trouxe para todas as experiências que vieram posteriormente as deles...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmpère foi um grande físico, mas ressaltamos algumas das contribuições de Faraday: rotações eletromagnéticas, indução eletromagnética, vibrações acústicas, gravidade e eletricidade, tempo e magnetismo, linhas de força e o conceito de campo, entre muitas outras coisas.. =]
ResponderExcluirhttp://collatio.tripod.com/regeq/faraday.htm